2 Técnicas para Vencer a Procrastinação
A primeira coisa que a gente precisa entender é que pra trazer um projeto para o dia de hoje é precisa colocá-lo em fragmentos, em etapas.
Se você já quiser dar um passo a mais você pode inclusive colocar esse projeto todo no seu calendário. Então vamos supor que você vai dividi-lo e dá para você prever o que vai ser feito não só nesse dia de hoje, mas inclusive você já consegue visualizar ele sendo realizado na semana, no mês, em 90 dias em 6 meses
Qual o benefício de já fazer essa divisão antecipada de tarefas?
O que acontece é que quando você só faz o dia de hoje, se você falhar, não levar a sério não vai ser tão pesado. Se por acaso quando você deixasse pra depois e: sua casa pegasse fogo, ou seu dente caísse, provavelmente você iria acelerar e levar a sério aquela atividade.
Você conseguiria sentir no momento o quanto é prejudicial o hábito de deixar para depois e “só mais um dia pode ser fatal” para seus sonhos.
Já quando você coloca o dia de hoje dentro de um plano semanal, mensal, trimestral, você consegue ter mais clareza e mensurar o prejuízo. Você consegue enxergar as consequências e isso se torna mais um motivador para que você realmente leve a sério aquele projeto.
Então é preciso colocar sua meta do dia e sua meta da semana ( inicialmente) Se é um capítulo do livro que você vai escrever ou estudar, ou um número de ligações e contatos que fará… você vai dividir isso e vai colocar no objetivo.
Outra coisa que também muitas vezes faz a pessoa procrastinar é o fato de as vezes a tarefa a ser complexa. E essa dificuldade acontece principalmente quando é o começo de uma tarefa nova, e que inicialmente não parece ainda tão prazerosa.
Para essa fase tem uma técnica maravilhosa que é uma técnica que nos ajuda muito, porque no início a gente ainda não está com aquele foco, e isso é normal, no decorrer do processo o foco tende a aumentar. E para isso é muito útil a técnica Pomodoro. Essa é uma técnica onde você vai ficar 30 minutos ininterruptos fazendo a atividade proposta. Eu chamo essa técnica de O Poder da ½ Hora. Realmente ela é muito poderosa!
Pensar em fazer uma tarefa “chata” por um tempo indefinido é uma tortura, dá vontade de sair correndo. Agora quando pensamos em 30 minutos… ah 30 minutos é rápidinho, dá pra fazê-la por 30 minutos
Agora não se assuste nesses 30 minutos várias coisas vão vir na sua cabeça, você vai se lembrar de um monte de coisas que tem a fazer. E para que o sentimento de culpa não tome conta de você e consiga se segurar na cadeira, pegue todas essas preocupações e ANOTE. Sim! simples assim! Durante os 30 minutos coloque um bloco de notas do seu lado ou no celular e anote o que vier! Mas não levante da cadeira!
Essa é sua primeira meta a ser alcançada. Quando você terminar você continua sua lista de tarefas pela ordem de importância.
Agora quando você alcança os 30 minutos, você também acaba aumentando sua autoconfiança de que é capaz de concluí-la.
“ O passo mais difícil é o primeiro passo”
Assista ao vídeo e Saiba Mais
Se você quer vencer de vez a procrastinação não deixe pra depois
Um grande abraço
Marina Carvalho