Vença a procrastinação!

Estamos nos aproximando do final do ano, tempo de reflexão. E você cumpriu o seu propósito de uma vida mais saudável de conquistar o corpo dos sonhos? Deixou para depois?  Hoje você vai descobrir o caminho para não mais cair na armadilha da Procrastinação.

O que é a procrastinação?

Procrastinação é uma palavra vinda do Latim: pro (à frente) – crastinus (de amanhã). Então quando você tem algo para fazer, mas dá prioridade a outras coisas e vai deixando para amanhã ao invés de fazer aquilo que realmente é importante, você está procrastinando.

Você diz que quer ter um corpo magro, bonito e saudável e promete que vai começar na “segunda feira” mas sempre deixa para depois. Diz que vai começar a fazer atividade física e não começa, porque está com preguiça. Diz que vai beber mais água e não bebe porque diz que esqueceu.

A procrastinação realmente é um mal que acaba se tornando um hábito. E percebo que muitas vezes é o primeiro que deve ser trabalhado, para quem pretende emagrecer com sucesso e ter um estilo de vida saudável e ativo.

E por que você procrastina?

Talvez, lá no fundo, você não acredite realmente que pode criar sua própria realidade e atrair aquele corpo bonito e saudável que você deseja. Talvez você tenha um objetivo muito grande, para um tempo pequeno e ele exija muitas ações. Então, você olha para aquilo e pensa que são muitas tarefas, que vai abrir mão de muitas vontades, que é muito difícil e acaba deixando para depois.

Mas a procrastinação é um efeito biológico do corpo humano. O seu cérebro quer preservar sua vida e, para isso, ele procura reservar energia. Quando você está tentando praticar uma atividade que não é atraente ou comer uma comida que não te dar muito prazer, o seu cérebro está demandando muita energia. Então, para preservar e prolongar sua vida, ele economiza energia adiando essas tarefas. Você está adiando suas atividades para preservar energia, mas existem técnicas para burlar este sistema.

Conheça algumas estratégias para vencer a procrastinação:

1) Especifique a Sua Meta

Quando você tem uma meta específica e tem razões para atingi-la, você cria um foco, você cria uma energia maior e não se distrai porque você conhece especificamente a sua meta.

2) Divida Seu Principal Objetivo em Pequenas Metas

Se você tiver um objetivo muito grande a ser alcançado, a melhor forma é dividi-lo em pequenas metas, pequenas ações, pequenas partes porque você pode agir uma ou duas horas por dia, pode trabalhar no seu projeto, ler aquele livro, estudar… E somadas, as pequenas metas têm grande poder e isto evita que você se sinta sobrecarregado ou extressado.

3) Mude Sua Perspectiva

Muitas vezes, nós vivemos a procrastinação em certas atividades porque a recompensa não é muito atraente ou não acreditamos que a recompensa será tão boa para nós. Às vezes, a recompensa é boa, mas nós achamos que dá muito trabalho para conquistá-la.

Você precisa motivar-se para realizar as atividades necessárias para conquistar recompensas que, aparentemente, são pouco atraentes ou trabalhosas. Vou mostrar como pode fazer isso.

Pense naquela dieta, atividade ou compromisso que você está adiando, que você está procrastinando. Agora, pense em tudo aquilo que está te impedindo de começar sua dieta, ou a academia que você se propôs. Pegue uma folha e escreva porque você está procrastinando. A recompensa não é boa? A tarefa é muito cansativa, chata, complicada ou trabalhosa? Comece a listar os motivos, diga como se sente em relação à tarefa.

Feito isto, feche os seus olhos e imagine-se já alcançando o corpo e a saúde dos seus sonhos, todo sorridente. Você já terminou sua tarefa e, agora, você está colhendo os elogios, suas roupas estão confortáveis, se sente disposto e está recebendo a recompensa. Qual a sensação que isto te provoca? De realização? De superação? De vitória? Qual a emoção que você sente? De alegria? De felicidade?

Então, concentre-se nesta sensação, nesta emoção que você sente no seu âmago, no seu interior.

Agora, conservando esta vibração, esta energia, pegue esta imagem mental onde você está sorridente, satisfeito, alegre, feliz e imagine-se realizando a tarefa. Você concluiu e agora, está realizando a tarefa com a mesma energia, está praticando a atividade com entusiasmo.

Feito isso, volte para o ponto onde você está agora para começar a fazer a tarefa. Sinta aquela energia da conclusão. Você está trazendo a energia da conclusão para o aqui e agora.

Agora, ao invés de ficar olhando para as atividades que você precisa realizar, você vai concentrar seu pensamento na maravilha que será quando você atingir suas metas e realizar seus sonhos. Pense na qualidade de vida que vai conquistar fazendo aquilo. Imagine-se esbelto como você quer ser, saudável e disposto. Imagine que aquilo que você tanto quer que aconteça está acontecendo agora, sinta-se radiante de alegria e felicidade. O que eu estou dizendo é para você visualizar os benefícios e usá-los como motivadores.

Crie várias opções para atingir seu objetivo. Por exemplo: Se o seu objetivo é perder 20 quilos, você pode caminhar ou pedalar no parque, na orla marítima, fazer hidroginástica, dançar… Você tem diversas opções para obter o resultado desejado. Escolha aquelas que mais lhe agradam. Deste modo, você não vai procrastinar porque você vai se divertir com o processo, não vai ser maçante nem estressante.

4) Crie Uma Alavanca

Associe dor com não agir e prazer com agir.

A melhor forma de fazer isto é criar uma lista e jogar nela bastante dor escrevendo o que vai acontecer, em termos emocionais, físicos e financeiros, se você procrastinar; escrevendo tudo o que você vai perder e deixar de ganhar se continuar procrastinando.

Depois, criar uma lista do prazer escrevendo tudo de bom que vai acontecer se você agir; escrevendo como sua vida vai melhorar agindo; escrevendo como você vai se sentir quando alcançar seu objetivo.

Por incrível que pareça, nós agimos muito mais para evitar a dor do que para buscar o prazer. Então, se você jogar bastante dor na sua lista, você vai fazer de tudo para evitar esta dor e, automaticamente, você vai agir buscando pelo prazer.

5) Use o Poder da Antecipação

Para resumir, o poder da antecipação significa que você tem uma meta, então, você age sem pressão; você age, por exemplo, nas horas vagas, antecipa e fazendo isso, você cria uma vantagem.

6) Comemore as Pequenas Vitórias

Quando nós comemoramos pequenas vitórias, nós estamos condicionando o nosso comportamento, estamos condicionando a nós mesmos a agir novamente e ter mais vitórias. Além disso, quando nós comemoramos, o Universo responde à nossa vibração e nos dá mais motivos para comemorar.

7) Medite

Você pode apenas sentar-se em um lugar tranqüilo, fechar os olhos, concentrar-se em sua respiração por alguns minutos e, em seguida, se auto-sugestionar com palavras positivas do tipo “Eu estou disposto a emagrecer, sou o senhor da minha vontade, sou uma pessoa extremamente determinada, disciplinada e focada.” Diga coisas que estimulem seu cérebro a pensar de modo adequado.

8) Coloque-se em Um Estado Mental Correto

Evite o negativismo. Mesmo que você tenha preguiça de fazer algo, não verbalize isso, não comente, não fale, não pronuncie. As palavras têm poder. Não verbalize coisas negativas.

Quando você pensar na preguiça, pense no sentido de realizar a sua tarefa, independente de qualquer sentimento que a sua mente tentar te condicionar. Você é senhor da sua vontade e você vai realizar a sua tarefa. A preguiça não vai te impedir de ser a pessoa que você busca ser.

Insista em fazer o que você tem que fazer, pois o cérebro terá que gastar mais energia combatendo sua persistência em fazer aquela atividade do que fazendo você procrastinar, então, ele vai ceder à sua persistência. Não se deixe levar pelo seu subconsciente. Controle seu estado mental e domine sua mente.

9) Use o Poder da Meia Hora

Geralmente, nós pensamos em nossas atividades sempre em termos de hora: Praticar exercícios por 1, 2 horas;  Mude este padrão de pensamento. Pense em 30 minutos. Se você pensar em suas atividades em termos de ½ hora, tudo fica mais fácil. Gaste 25 minutos de trabalho e 5 de descanso. Use o cronômetro. Quando soar o alarme, não importa o que você esteja fazendo, pare e descanse, espreguice-se, tome uma água, vá ao banheiro, lave o rosto, aprecie o céu… Depois, se possível, mude de atividade.

10) Compartilhe

Conte o que você está fazendo para as pessoas que têm o mesmo objetivo que você ou simplesmente pessoas em quem você possa confiar, pessoas que querem o seu bem. Assim, quando você começar a desanimar ou procrastinar, elas vão te cobrar, vão te incentivar a persistir até atingir sua meta.

11) Feito é melhor que perfeito

Muitas vezes, nós começamos a adiar uma tarefa porque achamos que ainda não estamos prontos para isso. Se cometemos um pequeno deslize, já achamos que é suficiente para abandonar a dieta e deixar para depois. Ficamos sempre esperando o dia que faremos a dieta perfeita. Este perfeccionismo é um sinal de que a pessoa não confia em si mesma. Esta baixa auto-estima gera a procrastinação.

Eleve sua autoestima para não cair nesta armadilha da procrastinação: Feche os olhos e veja a si mesmo. Imagine que você está parado na sua frente. Seja detalhista com esta imagem. Como você vê a si mesmo? Como você está vestido? Você se vê uma pessoa alta ou baixa? Esta imagem é colorida ou está em preto e branco? Esta imagem está próxima ou distante de você? Existe algum som que você quer colocar? Você está sorrindo ou está com uma expressão mais fechada?

Agora, veja uma luz branca sobre esta imagem que você está vendo, veja uma luz bem clara sobre você. Veja-se com uma roupa bem bonita, uma roupa que lhe transmita confiança, com a autoestima elevada. Deixe as cores da sua roupa ficarem bem fortes, bem nítidas. Comece a se ver sorrindo, com um ar confiante, muito confiante de que pode realizar qualquer coisa que quiser.

Você teve várias experiências que te tornam único. Somente você viveu estas experiências. Veja a si mesmo com toda esta confiança. Aproxime esta imagem de você. Imagine-se num palanque, num pedestal, num lugar alto. Você está construindo a sua imagem mental.

Agora, abra os seus olhos.

Toda vez que você começar a pensar que ainda não está pronto, que aquilo que você fez ainda não está bom o suficiente, lembre-se desta sua imagem forte e confiante.

Quando você tem a autoestima elevada, você sabe que existem pontos a serem melhorados, mas você reconhece suas conquistas. Feito é melhor que perfeito. O importante é buscar os 80/20, ou seja o problema não é os 20%, mas o que estamos fazendo 80%. Se a regra for 80% de hábitos saudáveis, não tem problema que 20% não ocorra da forma que desejamos. Feito é melhor que perfeito. Você não deve ser perfeito, deve dar o seu melhor e ser autêntico. E isto você já é porque você é uma pessoa única, não existe ninguém igual a você, no Universo.

13) Avalie a Semana

No final da semana, sente e reflita sobre o que você fez durante a semana. A semana foi proveitosa? Será que você conseguiu fazer tudo o que deveria fazer durante esta semana? Faltou fazer alguma coisa? O que você pode melhorar?

Reserve poucos minutos do seu dia para fazer esta avaliação e você verá que isto fará diferença.

14) Pratique Exercícios Físicos

Não é necessário ser um atleta, mas corpo humano é um corpo de movimento, é um corpo que precisa se mover. Movimento não significa exercício pesado, mas sim mover o corpo, principalmente caminhar, flexionar e alongar os músculos… Apenas movimento.

Quando o seu corpo muda, sua cabeça muda.

Comece trocando o carro pela bicicleta em percursos mais curtos, trocando o elevador pela escada,  estacionando o carro um pouco mais longe, convidando a vizinha para dar uma volta no quarteirão enquanto conversam. Comece a caminhar, pelo menos, 30 minutos por dia, no mínimo 3 vezes por semana. Ou aproveite as novas técnicas dos exercícios de alta intensidade em 5 minutos apenas por 3 vezes na semana e depois vá aumentando. Isto é muito importante para manter a sua vitalidade, para te manter alerta, para regular o sono…

O Depois não existe. Nosso poder está no AGORA.

Fonte: Texto de Gizeli Ribeiro

Como Vencer a Procrastinação

 

Deixe uma resposta