Como Quebrar o Ciclo da Urgência

Como quebrar o ciclo da urgência

Hoje eu fiz uma live no facebook respondendo essa dúvida: “Não consigo organizar meu trabalho, e minhas tarefas sempre terminam em cima da hora e isso me deixa estressado”Como faço pra mudar esse ciclo? ” Você já teve essa dúvida também?

Bom isso acontece sempre quando se torna um hábito, ou seja ,é algo que entrou na sua rotina. E se você não descobre a origem desse hábito, sempre estará preso no ciclo da urgência.

Hoje vou mostrar uma técnica simples para quebrar esse ciclo.

Primeiro eu preciso te explicar que as nossas tarefas se dividem sem urgentes, importantes e circunstâncias . E aquele perfil de pessoa, que está sempre estressada e que diz que suas tarefas sempre acabam sendo feitas em cima da hora, é um perfil que mantém as tarefas sempre na urgência.

E como quebrar o ciclo da urgência? A grande sacada é que na verdade não são as tarefas ( na maioria das vezes que são urgentes) na verdade elas costumam ser importantes e nos é que transformamos elas em urgentes quando deixamos para fazê-las na última hora.

E porque que a gente deixa isso acontecer? Sempre que nós fazemos algo, nós sempre temos uma boa intenção ( ainda que ela não seja boa de fato para nós), mas procuramos um motivo positivo. E quando nós continuamos agindo assim, estamos apoiados em uma crença! E a crença mais comum que nos faz deixar para última hora é aquele: “Ah ainda dá tempo, eu não preciso fazer agora”, “Posso fazer amanhã”, ” Posso fazer uma hora antes”, só que muitas vezes na hora que a gente vai executar a coisa não é tão simples. E o tempo programado, realmente não é o suficiente. E o que você vai ter que fazer para romper esse ciclo?

Primeiramente você precisa ver que essa crença não é válida e você precisa confrontá-la.

E a melhor forma de fazer isso é fazendo para si mesmo a seguinte pergunta: Se eu não fizer essa tarefa agora em qual momento ela vai se tornar muito trabalhosa? Muito estressante?

Talvez você diga: “Ah daqui a 3 dias”

E ai você faz uma outra pergunta: O que eu posso adiantar, para que daqui há 3 dias eu esteja mais tranquilo? Mais produtivo, mais focado, mais centrado?

Quando você faz isso, vê as dores antes e não apenas no ultimo dia, você trabalha para que aquilo não aconteça e o ciclo começa então a se quebrar.

E não importa o tempo que você pode dispor para isso, não menospreze! Ainda que sejam 10 min que você pode tirar para começar esse novo hábito do adiantamento. E logo você verá que a medida que insistir em fazer isso, você vai tomar gosto quando visualizar os benefícios e vai fazer mais vezes e daqui a pouco vai ter saído quase que totalmente do ciclo da urgência.

saiba mais assistindo ao vídeo

Entre para nossa lista vip e saiba mais sobre produtividade:

Lista Vip de Produtividade

Se quiser falar comigo envie um e.mail para

marinacarvalhocoach@gmail.com

Um grande abraço

Marina Carvalho

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.